Câncer de vias biliares: o que você precisa saber

O câncer de vias biliares nem sempre apresenta sintomas em suas fases iniciais, porém, é necessário se estar atento, já que um diagnóstico ainda nos primeiros estágios da doença faz com que a chance de cura do paciente aumenta bastante. No texto de hoje, detalharemos as principais causas, sintomas e os tratamentos possíveis para esse tipo de câncer.

O que é o câncer de vias biliares?

Esse tipo de câncer não é tão comum e é caracterizado por se originar nos canais que conduzem a bile do fígado para a vesícula e o intestino. O câncer nas vias biliares é mais comum em pessoas que já passaram dos 60 anos, por isso, é recomendado que as pessoas nessa idade e que já fazem parte do grupo de risco, façam um acompanhamento médico frequente.

Causas do câncer de vias biliares

Esse tipo de câncer não possui uma causa específica, mas existem alguns fatores de risco que podem facilitar o aparecimento da doença, como por exemplo:

• Doenças no fígado e intestino – Inflamações constantes tanto no fígado quanto no intestino são consideradas como um fator de risco para o câncer nas vias biliares; as principais são a Colangite Esclerosante Primária e a Cirrose

• Diabetes – Pessoas que são diagnosticadas com diabetes, também possuem uma tendência maior de desenvolver esse tipo de doença;

• Fatores genéticos – Se outros dos membros de sua família já apresentaram a doença, é necessário fazer um acompanhamento preventivo com um profissional especializado;

• Consumo de bebidas alcoólicas – O consumo em excesso de bebidas também pode aumentar consideravelmente o risco de se apresentar câncer nas vias biliares. É recomendado também evitar alimentos que possuem muita gordura e fazer exercícios físicos regularmente;

• Fumo Cigarro também pode ser um agravante para o aparecimento da doença.

Principais sintomas

Como mencionado anteriormente, grande parte dos sintomas relacionados com a doença podem não aparecer nos primeiros meses ou ainda serem confundidos com os sintomas de outras doenças. Mesmo assim é muito importante ficar atento aos principais deles, que são:

• Icterícia – Esse sintoma é muito associado com doenças na região do fígado, causando o amarelamento da pele e da região branca dos olho. É o principal sintoma. Muitas vezes é o primeiro a aparecer e pode ser o único;

• Perda de peso – Emagrecimento sem causa aparente também pode aparecer nesses casos;

• Dor abdominal – Principalmente no lado direito, embaixo das costelas, podendo ser sentida também em outras áreas do abdome;

• Urina clara e fezes escuras – Outro dos sintomas associados com doenças do fígado em geral;

• Perda de apetite e enjoo – Em alguns casos o paciente apresenta uma perda repentina de apetite, podendo causar também uma perda de peso.

Como você pode perceber, grande parte dos sintomas pode ser confundido com outras doenças do fígado e por isso é importante consultar um profissional especializado para garantir um diagnóstico correto.

Tratamento

O tratamento mais indicado para o câncer nas vias biliares é a cirurgia, podendo remover na totalidade o tumor de maneira completa e é o único tratamento que oferece chance de cura. Diferente de outros tipos de câncer, a radioterapia e a quimioterapia não são a primeira linha de tratamento, servindo apenas para amenizar alguns dos sintomas nas fases mais avançadas da doença.

Se você faz parte do grupo de risco e está apresentando um ou mais dos sintomas relacionados com o câncer de vias biliares, é recomendado que procure um médico especializado o mais rápido possível.

Marque hoje mesmo sua consulta clicando aqui.