Cirurgia Minimamente Invasiva

A cirurgia videolaparoscópica é uma técnica de cirurgia minimamente invasiva, amplamente utilizada em diversas especialidades médicas.

Consiste no emprego de pequenas incisões por onde introduzimos uma câmera e pinças específicas para realizar os procedimentos, e as imagens são vistas num monitor.

Os principais benefícios das técnicas minimamente invasivas envolvem menos dor, menor tempo de recuperação, retorno precoce às atividades habituais e, nos casos de câncer, possibilidade de início precoce da quimioterapia após a cirurgia.

Além disso, apresenta resultado estético melhor por causa das cicatrizes menores.

A principal cirurgia realizada por esta via é a retirada da vesícula em caso de cálculos (pedras), mas praticamente qualquer tipo de cirurgia pode ser realizada com este método.

Os cálculos biliares são a principal patologia da vesícula, com uma incidência de até 30% na população. Podem causar crises de dor e infecção (colecistite aguda), além de amarelidão nos olhos.

Além disso, os cálculos biliares podem estar localizados nas vias biliares, levando a infecções e inflamação no pâncreas (pancreatite).

O tratamento é sempre cirúrgico, através de cirurgia videolaparoscópica. Não existe medicamento que possa dissolver os cálculos.

Temos larga experiência em cirurgia minimamente invasiva avançada e somos habilitados a realizar esses procedimentos, inclusive em casos de câncer.

Entre em contato conosco